Está controlado o surto de cólera no Malawi, o mais letal da história do país, com 1.760 óbitos desde a eclosão em Março do ano passado.
As autoridades de saúde dizem que 21 dos 28 distritos afectados pelo surto, não registam novos casos ou hospitalizações nas últimas duas semanas e a taxa de mortalidade baixou consideravelmente.
Balaka, Blantyre, Chikwawa, Machinga, Nsanje, Ntcheu e Salima, são os distritos que ainda registam casos esporádicos da doença, mas que estão dentro do controlo do sistema da saúde.
As autoridades de saúde apontam as várias intervenções anticólera, incluindo a campanha nacional de vacinação que o governo e a Organização Mundial da Saúde lançaram em Maio do ano passado, como estando na origem do sucesso.
É um feito associado à iniciativa presidencial contra a cólera lançada pelo presidente Lazarus Chakwera em Fevereiro passado, que consistiu na proibição da venda de alimentos já confeccionados em locais abertos e de grande aglomerado populacional.
As reuniões entre as autoridades de saúde do Malawi e de Moçambique, para a conjugação de estratégias que visavam estancar o surto entre as comunidades vizinhas dos dois países, foi também fundamental para o controlo da cólera.
Apesar deste abrandamento de casos e mortalidade por cólera, especialistas em saúde, alertaram os malawianos para evitarem o relaxamento das medidas de prevenção, pois poderão provocar o ressurgimento da doença.
"Devemos lembrar que tivemos casos de cólera durante a estação seca, uma situação atípica, daí a necessidade da observância das medidas de prevenção a qualquer época, não apenas durante a estação chuvosa”, disse George Jobe, director executivo da rede de saúde e equidade do Malawi.
As estatísticas do Instituto de Saúde Pública do Malawi mostram que o país registou 58.877 casos cumulativos e 1.761 óbitos.
Neste momento, apenas duas pessoas estão internadas nas unidades sanitárias do Malawi. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.