Quarenta e oito mil pessoas morreram no ano passado devido a SIDA em todo o País contra cinquenta mil do ano anterior.
Os números continuam a preocupar as autoridades sanitárias e parceiros de combate ao SIDA que, para o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, devem redobrar os esforços para combaterem o estigma e não abandonarem ao tratamento.
“Neste contexto, precisamos de, primeiro; melhorar urgentemente a coordenação dentro do Secretariado, a todos os níveis. Só desta forma será possível o secretariado exercer o papel de coordenação de todos os actores da resposta. De forma sinérgica, o secretariado executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) e os secretariados provinciais deverão concentrar os seus esforços na coordenação multissectorial efectiva da resposta nacional, nomeadamente no sector público, sector privado e na sociedade civil”, disse.
O Vice-Ministro da Saúde falava, esta quarta-feira, na abertura da quinta Reunião Nacional do Conselho Nacional do combate a SIDA que decorre na localidade da ponta do Ouro, distrito de Matutuíne, província de Maputo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.