O Presidente da República diz que consultas feitas a diferentes níveis concluíram não haver condições para a realização das eleições distritais em 2024.
Filipe Nyusi fez saber que será criada uma comissão inclusiva que vai envolver partidos parlamentares e extra-parlamentares para trabalharem nas matérias relativas ao processo de descentralização.
O Chefe de Estado entende que o processo de reflexão sobre a descentralização em Moçambique deve ser feito sem qualquer pressão de agentes políticos.
“Esta reflexão deve ser realizada por um grupo de trabalho, de iniciativa do chefe de Estado, que integre as diversas forças políticas, académicos, religiosos e organizações da sociedade civil par conduzir a reflexão sobre o processo de descentralização por um período máximo de dois anos. Assim, no decurso da próxima semana, iremos anunciar a composição da nova comissão inclusiva que irá trabalhar nas matérias relativas ao processo de descentralização em Moçambique“, disse.
O Presidente da República disse que como forma de garantir a sustentabilidade do Processo de Paz, o governo tomou a decisão de assegurar a atribuição de pensões aos beneficiários do processo de Desmilitarização, Desmobilização e Reintegração (DDR), de antigos guerrilheiros da Renano. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.