O Presidente da República reitera que o governo continuará a privilegiar acções que assegurem a conservação da biodiversidade marinha, faunística e florestal no país.
Para o efeito, Filipe Nyusi apela as lideranças locais a monitorarem as acções de fiscalização para a defesa da biodiversidade.
Segundo o Chefe do Estado, a comunidade foi e continuará a ser a principal guardiã e defensora da primeira linha da conservação. Os valores, costumes, hábitos, cultura, bem como as histórias imaginárias das populações, devem continuar a inspirar cada indivíduo da comunidade a conviver e a coexistir com a natureza da qual ele mesmo é parte integrante.
Para o Presidente da República, os parques transfronteiriços, além de contribuírem para o reforço da cooperação regional entre os países, garantem a conectividade dos ecossistemas e a mobilidade das diferentes espécies da fauna bravia, facto importante para a perpetuidade da vida selvagem no planeta.
O Parque Nacional do Zinave é a única área de conservação com os Big Fives.
Na ocasião, o Presidente da República colocou um colar a um búfalo, baptizado pelo nome de “Reconciliation” por estarmos num mês em que falamos da reconciliação entre os moçambicanos; há uma reconciliação efectiva entre o homem e a fauna bravia; e porque está em curso o processo de captura de um leão para fechar o ciclo de herbívoros e iniciar com os carnívoros.
O Presidente Filipe Nyusi, falava esta segunda-feira, na cerimónia dos cinquenta nos da criação dos Parques Nacionais do Zinave, em Inhambane e Banhine, na província de Gaza.
Na cerimónia, foram premiados alguns funcionários dos dois parques, pelo seu envolvimento em acções de conservação. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.