O ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, anunciou que é satisfatório o nível de segurança nas zonas outrora afectadas pelo terrorismo, na província de Cabo Delgado.
“Se estivermos a falar de Palma ou Mocímboa da praia, temos estado a trabalhar com os nossos parceiros do Ruanda e temos realizados operações de perseguição; sermos nós a termos a iniciativa de ir onde está o terrorista e não deixarmos que eles tenham de ir para junto das populações”, disse Cristóvão Chume, falando em conferência de imprensa, esta segunda-feira.
O director dos serviços distritais de saúde, Mulher e Acção Social de Mocímboa da Praia, Nelson Guambe, disse que grande parte dos funcionários públicos, com destaque para médicos, já regressou à Mocímboa-da-Praia, na sequência do restabelecimento da segurança, depois dos ataques terroristas.
Entretanto, as comunidades dos distritos de Cabo Delgado e Palma, pedem a reimplantação de infra-estruturas na região, com destaque para os serviços bancários.
Com efeito, está para breve a reabertura do Instituto Agrário de Bilibiza, no distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, cujas actividades da instituição foram interrompidas, há dois anos, depois da invasão terrorista, na região. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.