Estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) passam a pagar a inscrição e as propinas via M-pesa.
Para o efeito, a UEM e a empresa de telefonia móvel, Vodacom Moçambique, assinaram, esta terça-feira, em Maputo, um memorando que visa estabelecer o processo de pagamento de propinas e inscrição de estudantes via M-Pesa.
Na ocasião, o Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, disse que a assinatura do acordo é uma vantagem para a comunidade académica.
“Hoje em dia, na área digital no que diz respeita a eficiência de serviços, nesta área em que a Vodacom Mpesa opera é muito importante não só para a UEM, mas para todas as entidades privadas e públicas por que, contrariamente a mecanismos de pagamentos que implicam a emissão ou ida ao banco ou agências para efectuar os depósitos, há o elemento tempo que se perde, há o elemento risco, associado ao transporte de valores, ainda que neste caso estejamos a falar, se calhar, numa primeira linha, de valores não muito elevados, mas o risco está sempre lá. Termos esta oportunidade significa que vamos evitar, como temos estado a fazer nos últimos tempos, tentar evitar que os bancos fiquem cheios, com pessoas nas filas para efectuar pagamentos” –disse.
A directora dos Recursos Humanos da Vodacom, Kátia Meggy, disse que, à luz do memorando, pretende-se, igualmente, ampliar a cooperação com a UEM no domínio da formação em tecnologia e desenvolvimento técnico-profissional. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.