O Vice-Presidente do Congresso Nacional Africano, Paul Mashatile, disse, esta terça-feira, que a missão Africana de paz no Leste europeu vai lograr sucessos.
Paul Mashatile denunciou o que chamou de cinismo dos pessimistas, que consideram de fracasso a iniciativa de sete chefes de estado africanos, que visa o fim da guerra na Ucrânia.
Em Junho passado, estes estadistas, chefiados por Cyril Ramaphosa, mantiveram encontros com os presidentes Vladmir Putin, da Rússia, e Volodymiro Zelensky, da Ucrânia:
“Notamos que os cínicos se apressaram em impor uma sentença de morte ao esforço africano, descrevendo-o prematuramente como um fracasso. É difícil entender como esses pessimistas esperavam que uma solução para o conflito fosse resolvida e encontrada apenas depois de uma reunião. Nós estamos confiantes de que a iniciativa de paz terá sucessos. Estamos cientes de que a solução não será encontrada da noite para o dia “ ,disse.
No discurso de abertura da cimeira de partidos políticos do BRICS e parceiros, esta terça-feira, o vice-Presidente do ANC apelou para que se prossiga com os esforços para forçar mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas, até se assegurarem assentos para países africanos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.