As Nações Unidas felicitam o Presidente da República, Filipe Nyusi, pelo seu empenho no processo de pacificação efectiva do país.
A entidade felicita igualmente o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, pelo seu papel relevante, sobretudo no processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).
Numa mensagem recebida na nossa redacção, o enviado especial do Secretário-geral das Nações Unidas a Moçambique, Marko Manzoni, diz que os progressos que foram alcançados no processo de DDR ao longo dos últimos meses são prova da vontade do povo de garantir um futuro pacífico para si próprios e para as suas famílias.
Manzoni diz que que testemunhou, em primeira mão, a esperança e o alívio sentidos pelos ex-combatentes, agora que finalmente têm a oportunidade de regressar à casa e garante total disponibilidade das Nações Unidas para apoiar os esforços de pacificação de Moçambique e acabar com os ataques no centro do país.
Neste contexto, Marco Manzoni reitera o seu convite a Mariano Nhongo e à Junta Militar da Renamo para se juntarem ao processo de DDR e, através do diálogo, resolverem os seus diferendos.
E o Presidente da República reagiu, esta sexta-feira, em Chimoio, a mensagem enviado especial do Secretário-geral das Nações Unidas a Moçambique, Marko Manzoni, no âmbito do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração.
Filipe Nyusi reiterou que contínua disponível para liderar o processo de pacificação do país. (RM Manica)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.