A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, pediu aos países de África e Médio Oriente, com representação diplomática no país, para apoiarem a candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A candidatura é para o mandato de 2023/2024, cujo processo eleitoral vai decorrer em 2022.
O pedido da chefe da diplomacia moçambicana foi expresso esta sexta-feira em Maputo numa reunião que manteve com os representantes das missões diplomáticas de África e médio Oriente acreditadas em Moçambique.
No encontro, Verónica Macamo reforçou o apelo de Moçambique para a eliminação do terrorismo no norte do país.
“ Estamos a falar de terrorismo, um fenómeno que, embora localizado no nosso país tem origens e inspiração externa e por isso, a sua eliminação requer esforços colectivos, condenação clara, inequívoca e contundente destas forças subversivas e maléficas. Neste âmbito contamos com o vosso apoio no seguinte: Provisão de apoio humanitário para colmatar as necessidades das populações deslocadas e sitiadas que vivem o drama de terem perdido tudo; cooperação bilateral no seio da SADC, da OUA e de outras organizações internacionais regionais nas áreas de Defesa e Segurança, controlo de fronteiras; combate ao crime organizado e cibersegurança”, frisou. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.