As regiões Sul e Centro do país poderão ser afectadas por seca na época chuvosa 2023-2024.
O facto vai resultar da passagem do fenómeno El nino, que vai provocar escassez de precipitação nas províncias da zona Sul e parte das províncias do Centro do país.
A informação foi avançada esta quinta-feira, no distrito de Boane, província de Maputo, pela Presidente do Instituto nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, INGD.
Luísa Meque falava na Abertura do Seminário de Capacitação de jornalistas de vários Órgãos de Comunicação das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo, em matérias relacionadas com a gestão e mitigação dos efeitos de desastres naturais em preparação a época chuvosa que se avizinha.
A Presidente do INGD sublinhou que além El Nino nas regiões Sul e Centro, há previsão da ocorrência de La Nina, fenómeno que poderá provocar chuvas acima do normal no Norte do país.
Luísa Meque frisou que para minimizar o impacto da seca nas regiões Sul e parte do centro do país, já foi desenhado um plano de acções antecipadas.
No discurso de abertura do seminário de capacitação de jornalistas, a Presidente do INGD indicou que a formação, visa fazer face aos eventos climáticos que irão ocorrer na época chuvosa 2023-2024. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.