Perto de duzentas e oitenta mil pessoas do distrito de Cuamba no Niassa vão ser abrangidas pela campanha de tratamento massivo de doenças tropicais negligenciadas, um processo iniciado, esta segunda-feira.
Com a duração de cinco dias, o grupo alvo vai receber tratamento contra a filaríase linfática e doenças intestinais que constituem um peso na saúde na província de Niassa.
Aliás, esta foi a razão da escolha apenas do distrito de Cuamba para beneficiar desta campanha que vai custar ao Ministério de saúde e parceiros de cooperação perto de cinco milhões de meticais.
Para o sucesso do processo foram criadas cento e sessenta e nove equipas de três elementos cada que serão movimentadas em oito viaturas e trinta e seis motorizadas.
O administrador do distrito de Cuamba, João Manguinji garantiu que a projecção de perto de duzentas e oitenta mil pessoas com mais de cinco anos de idade, será alcançada.
O director Provincial de saúde no Niassa, Ramos Mboane, disse que a escolha apenas do distrito de Cuamba se deve a notificação no primeiro semestre deste ano de cento, vinte e cinco casos de filaríase linfática, dai apela a participação do grupo alvo.
No acto do lançamento, a governadora do Niassa, Judite Massengele, sublinhou que este não é um acto político, mas sim, uma acção do governo que visa melhorar as condições de saúde da população. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.