A África do Sul convidou 67 líderes do sul global para participarem na próxima cimeira do grupo de economias emergentes BRICS, de 22 a 24 de Agosto, anunciou, esta segunda-feira, a ministra dos Negócios Estrangeiros sul-africana, Naledi Pandor.
O presidente sul-africano [Cyril] Ramaphosa convidou, com o apoio consensual dos seus homólogos dos países BRICS, 67 líderes de África e do sul global", disse Pandor, durante uma videoconferência de imprensa sobre os preparativos da cimeira.
"Os líderes convidados vêm de todos os continentes e regiões do sul global", acrescentou.
A chefe da diplomacia sul-africana diz que a actual situação geopolítica tem levado a que muitos países manifestem interesse em aderir ao grupo de países de economia emergente-BRICS.
Naledi Pandor diz que este interesse acontece á medida que os países do sul global buscam alternativas num mundo multipolar.
Dsse ainda que Pretoria recebeu pedidos formais de vinte e três países interessados em integrar o bloco de países de economia emergente.
O rol desses países incluem, entre outros, a Nigéria, Egipto, Marrocos, Etiopia e Senegal.
O BRICS é um bloco económico composto, actualmente, pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Naledi Pandoor assegura que este interesse em integrar o grupo mostra que o BRICS pode fornecer a liderança global para um crescimento económico benéfico, desenvolvimento sustentável e inclusão do sul global em sistemas multilaterais:
“Nosso lema é BRICS e África: Parceira para o crescimento mútuo acelerado, desenvolvimento sustentável e multilateralismo inclusive. Este lema reflecte a nossa visão de que os BRICS fornecem liderança para atender ás necessidades e preocupações da maioria no mundo, ou seja, um crescimento económico benéfico, desenvolvimento sustentável e inclusão do sul global em sistemas multilaterais. Além disso, nosso lema reflecte a nossa crença nos benefícios que uma parceria com a África pode trazer para os BRICS, com nossos parceiros ansiosos para explorar as oportunidades de apoiar e se beneficiar da operacionalização da área de livre comércio continental Africana", disse.
Esta segunda-feira, Naledi Pandoor chamou a imprensa para reiterar a disponibilidade da África do Sul em acolher a décima quinta cimeira do BRICS, agendada para os dias vinte e dois a vinte e quatro deste mês, em Joanesburgo.
Desde Janeiro deste ano, a África do Sul organizou e acolheu diversos encontros ministeriais cujos debates gravitaram em torno de temas relacionados com a política e segurança, economia e finanças e questões sociais. (RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.