Moçambique e a República Checa pretendem aumentar as trocas comerciais, cujo saldo negativo atingiu o nível mais baixo de sempre.
Não há investimento privado de parte a parte ou exportação de produtos, bens e serviços e isso preocupa os presidentes dos dois países, como ficou claro, esta segunda-feira em conferência de imprensa conjunta entre Filipe Nyusi e Petr Pavel.
Filipe Nyusi, de visita à República Checa, disse que Moçambique possui muitas potencialidades que podem interessar aos empresários do país europeu.
Durante a conferência de imprensa, no fim da reunião com o homólogo, Filipe Nyusi elogiou o sistema de transporte urbano checo, que pode servir de inspiração para minimizar o drama que se regista nas principais cidades moçambicanas.
Noutros desenvolvimentos e respondendo a uma pergunta sobre a posição de neutralidade assumida por Moçambique em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o chefe de Estado reiterou que o fim do conflito passa pelo diálogo entre os beligerantes.
Esta terça-feira, segundo e último dia da visita oficial à República Checa, o chefe de Estado vai, entre outras actividades, visitar a universidade onde se formou, que fica a mais de 200 quilómetros da capital. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.