Presidente sul-africano condena a violência e apela ao fim da greve dos transportadores de passageiros

Publicado: 10/08/2023, 8:14
Categoria:

O Presidente sul-africano condena a violência na cidade do Cabo e apela ao diálogo para o fim da greve dos transportadores de passageiros.

Cyril Ramaphosa revelou que a violência que afecta a cidade do Cabo obrigou a mudança, ontem, do palco das celebrações centrais do dia da mulher sul-africana, para a capital Pretoria.

Inicialmente as cerimónia estava marcada para Kayelitsha, na cidade do Cabo.

Ramaphosa vincou que a violência não vai resolver a crise que se vive na cidade do Cabo e apela ao Município e ao Sindicato dos Transportadores para encontrarem soluções via diálogo:

Embora a nossa democracia proteja protestos pacíficos, bem como greves legais, não podemos tolerar o que está a acontecer na cidade do Cabo. Condenamos veementemente a violência e a destruição causada por esta disputa. Estamos chocados com os assassinatos e as agressões que ocorrerem. Estradas bloqueadas levam a negócios bloqueados, educação bloqueada e serviços de saúde bloqueados, o   que vai ter efeitos duradouros na vida da cidade. Devemos cumprir a lei e devemos resolver problemas  por meio de um dialogo significativo “, disse oPresidente sul-africano abordando, pela primeira vez, a crise que se vive na cidade do Cabo.

O braço de ferro entre os transportadores e o Município, dura há mais de uma semana, e, eclodiu após a apreensão de centenas veículos de transporte de passageiros.

A violência que se seguiu provocou a morte de cinco pessoas, incêndio de vários veículos, destruição de infra-estruturas e a detenção de mais de cento e vinte pessoas.

O governo exorta o Município a devolver, incondicionalmente, as viaturas apreendidas.

A edilidade, por seu turno, diz que as viaturas só serão devolvidas mediante o pagamento das respectivas multas e nega ter agido de má fé.

Depois do falhanço mais uma ronda negocial, que se prolongou até á noite de ontem, a Associação dos Transportadores diz que vai levar o caso aos tribunais.

A crise de transporte, na cidade do Cabo, deve continuar esta quinta-feira. (RM Pretória)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram