O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa, esta quarta-feira e quinta-feiras, em Luanda, capital angolana, na 43ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Um comunicado da Presidência da República refere que durante a cimeira, os Chefes de Estado e de Governo irão abordar questões políticas, sócio-económicas, de paz e segurança, assim como mobilizar esforços conjuntos para fortalecer a integração regional face aos desafios com que a região se confronta.
A 43ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC realiza-se sob o lema; "Capital Humano e Financiamento: Principais Alavancas para a Industrialização Sustentável da Região da SADC”.
O Presidente Filipe Nyusi chega na tarde desta quarta-feira na capital angolana.
O ponto mais alto do evento, será a passagem da presidência rotativa da SADC da República Democrática de Congo para Angola.
De acordo com o programa da cimeira, os chefes de estado e de governo da região, vão também reservar um espaço para homenagens a algumas figuras, assinatura de instrumentos jurídicos e discurso de encerramento, que será proferido pelo estadista angolano, João Lourenço, na qualidade de novo presidente da SADC.
O economista moçambicano Elcídio Bachita, ouvido pela Radio Moçambique, diz o lema da Cimeira, escolhido para, este ano, reflecte as principais preocupações dos problemas que afectam os países da comunidade. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.