A África do Sul diz estar preparada para acolher, com sucesso e segurança máxima, a décima quinta cimeira dos países de Economia Emergente (BRICS), agendada para a próxima semana, em Joanesburgo.
O comando operacional e de inteligência garante que a cimeira vai decorrer num ambiente seguro e protegido, com o mínimo ou nenhum incidente.
Numa conferência de imprensa, esta quinta-feira, em Joanesburgo, a chefe-adjunta do Comando operacional e de inteligência, Tebello Mosikili, disse que os agentes de aplicação da lei estão a aumentar a sua visibilidade no perímetro do local do evento, em Sandton.
“Um comité, composto por vários ministérios, em todas as três esferas tem-se reunido, regularmente, com todos os actores relevantes para garantir que seja desenvolvido um plano de segurança que considere as rotas de transporte local, acomodação, controlo de tráfego, mar-terra e segurança nas fronteiras aéreas. As agências de aplicação da lei não hesitarão em agir contra qualquer pessoa que se comporte de maneira ilegal. Quaisquer ameaças ou interrupções serão tratadas de forma decisiva dentro da lei. Apelamos a todos os sul-africanos, como o fizeram em muitas ocasiões, para que recebam nossos convidados internacionais com humildade, calor e cuidado no verdadeiro espírito Ubuntu”, disse.
Para esta cimeira estão confirmadas as presenças dos presidentes da China e do Brasil e do Primeiro-Ministro da Índia. Foram igualmente convidados chefes de estado e de governo de outras paragens do mundo, incluindo dos países da União Africana.
A expansão dos BRICS será um dos temas em destaque na cimeira da próxima semana, bem como a discussão sobre a nova moeda para transacções entre os países membros ( RM Pretória)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.