Mais de 32 mil contratos de trabalho foram suspensos, de Março a Agosto deste ano, devido ao impacto da pandemia da Covid-19, no país.
No mesmo período, mil e quinhentos trabalhadores, de 27 empresas, perderam os seus postos de trabalho, desde a eclosão do novo coronavírus.
Os dados foram divulgados esta terça-feira, em Maputo, pelo Secretário-geral da Organização dos Trabalhadores de Moçambique, Alexandre Munguambe.
Munguambe falava após a deposição de uma coroa flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, por ocasião das celebrações dos 44 anos de criação da OTM-Central Sindical.
Já o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, Agostinho Vuma, diz que os despedimentos que têm estado a acontecer um pouco por todo o país resultam da situação difícil que as empresas enfrentam.
Entretanto, a Ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, apela ao patronato e a classe laboral a reforçarem o diálogo, de forma a reduzir os despedimentos nas empresas.
As celebrações dos 44 anos da Organização dos Trabalhadores de Moçambique decorrem sob o lema: OTM-Central Sindical, na Luta pelos Direitos Laborais e Sindicais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.