O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa, esta quinta-feira, em Joanesburgo na África do Sul, no diálogo de países amigos do BRICS, no âmbito da décima quinta cimeira do bloco de países de economia emergente, que termina esta quinta-feira.
Filipe Nyusi faz parte dos cerca de quarenta chefes de estado e de governo de África, América do Sul, Caribe e Ásia convidados para dialogar com os líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O diálogo com os amigos do BRICS vai acontecer após o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul terem chegado a acordo sobre a questão da expansão deste bloco económico.
O acordo abre as portas de entrada na organização para vários países que manifestaram esse interesse. No entanto há que sublinhar que inicialmente havia divergências no seio do BRICS sobre a forma como deveria ser feita esta expansão.
Entre os países candidatos a juntar-se ao BRICS contam-se, entre outros, o Egipto, Argélia, Irão, Argentina e Arabia Saudita.
Há, para já, o entendimento de que a abertura do BRICS para mais membros é um sinal de mudança no poder global, ou seja o caminho para a nova ordem mundial que destaca o multilateralismo.
Como defensores dos países do sul-global, o BRICS olha com bastante interesse a possibilidade de estreitar a cooperação com o continente africano, tirando vantagens da zona de comércio livre.
Espera-se que, esta quinta-feira, sejam anunciados os resultados finais da décima quinta cimeira do BRICS que também avaliou os passos a seguir na “desdolarização” das transacções comerciais.
O bloco representa actualmente vinte e três por cento do PIB mundial, quarenta e dois por cento da população e mais de dezasseis por cento do comércio global.
Esta cimeira decorre sob o lema: “BRICS e África: Parceria para um Crescimento Mutuamente Acelerado, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo” ( RM Pretória)
”.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.