Moçambique poderá contar brevemente com uma unidade sanitária de referência ao nível da SADC, no tratamento da diabetes.
O facto poderá resultar da entrada em funcionamento da clínica Marcelino dos Santos, localizada na cidade de Maputo.
Ë um empreendimento erguido no âmbito da Iniciativa Presidencial com o objectivo de dar melhor resposta às diabetes que têm acometido a população de vários pontos do poais.
O presidente da República, Filipe Nyusi e o seu homólogo de Cuba, Miguel Diaz Canel, de visita ao país, estiveram, esta sexta-feira, na clínica, para se inteirarem do seu funcionamento, onde ficaram a saber que casos de amputação de membros, por conta da diabetes, poderão reduzir.
“Na clínica está concebido um projecto há cinco anos entre ambos governos e a concepção inicial era um centro similar à atenção dos diabéticos que temos em Cuba, no Instituto de Endocrinologia. Pela factibilidade e outras necessidades, a clínica se expandiu, não somente no manejo ambulatório da diabetes e suas complicações, como também na hospitalização “, disse uma especialista cubana afecta a clinica.
Na ocasião o Presidente do Conselho de Administração da SPI, Gestão e Investimentos, Victor Timóteo, explicou que a construção da clínica surgiu após um encontro havido entre o Presidente da República, Filipe Nyusi e o antigo presidente cubano, Raúl Castro.
“E uma das áreas que decidiram, foi no tratamento da diabetes, porque Cuba está muito avançada, tanto mais que em Cuba, as amputações resultantes das diabetes são muito reduzidas. Contamos com a participação dos médicos cubanos; tempos alguns técnicos moçambicanos que também foram treinados em Cuba. Estamos abertos para ter outros técnicos e médicos moçambicanos que vão ser treinados e especializados para a cura da diabetes “, disse. (RM)
A clínica de diabetes Marcelino dos Santos poderá entrar em funcionamento brevemente, na cidade de Maputo.
Para hoje, segundo e último dia da visita do presidente Miguel Diaz Canel, à Moçambique, este vai se reunir com a comunidade cubana residente, antes da sua partida prevista para o fim de manhã deste sábado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.