A cúpula política de Londres distingue o antigo presidente do Malawi, Arthur Peter Wa Mutrarika, com o prémio honorário de acordo de paz Uhuru/Raila 2020.
O prémio é atribuído aos líderes africanos que promovem a paz, democracia e altos níveis de tolerância política.
Trata-se de um prémio instituído em 2018 pela cúpula política de Londres, após o conflito que opôs o presidente queniano Uhuru Kenyatta e o ex-primeiro ministro Raila Odinga, depois das eleições gerais de 2017.
Uma carta assinada a 22 de Setembro último pela presidente da cúpula, Pauline Long, convida o antigo estadista malawiano a fazer uma comunicação sobre a visão do novo mundo pós Covid e pós Brexit 2021, próxima terça-feira, na reunião da cúpula.
Peter Mutharika, professor de direito internacional tornou-se presidente do Malawi em 2014.
Mutharika perdeu o poder em Junho deste ano a favor de Lazarus Chakwera, quando o tribunal constitucional anulou as eleições presidenciais realizadas no ano passado por irregularidades insupríveis.
Entretanto a Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu semana passada o Malawi como membro do Conselho de Direitos Humanos para um mandato de 3 anos a partir de 2021.
As eleições para a Assembleia Geral da ONU em Nova-York, EUA, foram realizadas para preencher 15 assentos vagos para o mandato de 2021-2023 e o Malawi teve uma maioria de 180 dos 190 votos expressos. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.