Moçambique quer buscar a experiência do Ghana no campo da defesa e segurança.
O facto foi anunciado na noite desta sexta-feira, em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante o banquete oferecido ao seu homólogo do Gana Nana Akufo Addo, que efectua uma visita de estado ao país.
“ No que tange a defesa e segurança, pretendemos sinergias sobre o combate ao terrorismo, um flagelo que rapidamente ganhou contorno em África e que com o espírito pan-africanista e de solidariedade que nos caracteriza temos a obrigação de o combater sem tréguas até a sua erradicação. Sabemos da iniciativa de Accra para o combate a este mal na região da África Ocidental e estamos interessados em dele aprender, bem como em transmitir a nossa experiência sobre o combate ao terrorismo em Cabo Delgado, norte de Moçambique “, afirmou.
Filipe Nyusi disse que é também intenção de Moçambique explorar a experiência do Gana no combate a corrupção na administração pública.
O Estadista moçambicano anunciou que em breve Moçambique vai instalar uma embaixada no Ghana, como forma de facilitar a cooperação entre os dois países. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.