O local de culto foi construído pelo governador Suleyman Pasha al-Khadim em 1.528 d.C.
OEgipto inaugurou, no domingo, uma mesquita otomana construída no século XVI e recentemente restaurada, que se situa no interior da cidadela do Cairo. Segundo a agência de notícias Reuters, trata-se da mais antiga mesquita otomana do Cairo.
O local de culto foi construído pelo governador Suleyman Pasha al-Khadim em 1.528 d.C, onze anos depois de o exército otomano sob o comando do sultão Selim ter conquistado o Egipto ao império Mameluco.
O complexo da mesquita, que conta com 22 cúpulas de azulejos e 2.360 metros quadrados, é "composto pela área de oração, por vizinhanças, um cemitério Fatimid e o Kuttab (escola do Alcorão)", explicou Mostafa Waziri, diretor do Conselho Supremo de Antiguidades.
O restauro demorou cinco anos, sob a supervisão do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto e da Organização Árabe para a Industrialização do exército. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.