O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirige esta quinta-feira, em Maputo, a cerimónia de inauguração do Centro Cultural Moçambique-China.
Um comunicado da Presidência da República refere que Centro Cultural em alusão, localizado junto ao Campus principal da Universidade Eduardo Mondlane, é fruto da cooperação bilateral entre Moçambique e China e é o segundo maior de África.
Na ocasião, o Chefe do Estado irá igualmente proceder ao lançamento das manifestações artísticas, alusivas à celebração do nonagésimo Aniversário Natalício do Primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel, lê-se no comunicado.
O Centro Cultural, fruto da cooperação bilateral entre Moçambique e China, é considerado o segundo maior de África, ocupando uma área de 20.000 metros quadrados, com várias salas para teatro, espectáculos musicais, eventos corporativos, destacando-se o Grande Auditório com capacidade para 1.500 lugares, estúdios e salas de ensaio para música, dança e salas de exposições para artes e artesanato.
Sendo um projecto - chave no âmbito da cooperação cultural entre os dois países, o CCMC irá contribuir grandemente para a promoção e desenvolvimento da exibição e da difusão cultural, bem como para a promoção das Indústrias Culturais e Criativas de todo o território nacional e do mundo, assegurando emprego e renda para os fazedores das artes e cultura,
através de rentabilização do seu património e, de igual modo, tornar a cidade de Maputo mais apetecível para o turismo de eventos e de negócios.
Para além do acto oficial de inauguração do Centro Cultural, de 28 a 30 de Setembro terão lugar naquele espaço diversas manifestações artísticas, alusivas às celebrações do 90º Aniversário Natalício do Saudoso Presidente Samora Moisés Machel, com destaque para exposições de arte e artesanato, gastronomia, ciclo de cinema Samora Machel, espectáculos diversos e debates.
Tomarão parte do evento de inauguração oficial os membros dos Governos Central e Provincial, Corpo Diplomático Acreditado em Moçambique, artistas e fazedores da cultura, Representantes de entidades Públicas e Privada, Fundação Samora Machel, convidados e o público em geral que poderá acompanhar a programação especial acima referida. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.