O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirma que os recursos provenientes da exploração do gás natural, serão investidos em sectores prioritários, sobretudo na agricultura.
Filipe Nyusi disse que a agricultura deve ser a maior fonte de subsistência do país, tendo apontado o lançamento do programa SUSTENTA, que tem como pilares essenciais a aposta na investigação, provisão de insumos, melhoramento da comercialização agrícola e incentivo do processamento de produtos, no país.
Com este programa, o executivo pretende criar duzentos mil empregos directos, e mais de um milhão de auto-empregos neste quinquénio.
Para viabilizar este projecto o governo alocou dez porcento do orçamento do Estado para o sector da agricultura.
O Chefe do Estado discursava, esta tarde, na Conferência Virtual “Investindo no Futuro de África”.
A agricultura porquê ? Porque 80 por cento da nossa população depende desta actividade. E o nosso governo está a trabalhar para que a agricultura em Moçambique deixe de ser um meio de subsistência, para passar a ser a fonte de maiores rendimentos, permitindo a segurança alimentar, a melhoria das condições de vida nas nossas comunidades, para trazer também a sustentabilidade das nossas intervenções no sector da agricultura “, frisou
O Presidente Nyusi disse ainda que o governo pretende promover a cadeia de comércio regional e africano e dinamizar as trocas comerciais na região da SADC.
Nyusi sublinhou que com esta iniciativa, o executivo moçambicano quer ser modelo na aplicação do investimento em África.
A conferência virtual, co-organizada pelo Atlantic Council e pela US International Development Finance Corporation, visa impulsionar as relações económicas entre África e os Estados Unidos da América em geral, e entre Moçambique e os EUA, através da atracção de investidores norte-americanos para o continente africano, e para Moçambique, em particular.
De referir que o Development Finance Corporation já investiu em Moçambique um total de 1.7 biliões de dólares norte-americanos nas áreas de gás e geração de electricidade a partir do gás natural. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.