O X-HUB –Incubadora de Negócios Criativo em parceria com o conceituado músico Stewart Sukuma, levam a cabo este sábado, dia 30 de setembro, a partir das 14 horas, um workshop de percussão tradicional.
Virada para o ritmo Nhambalo, a oficina vai contar com a presença do percussionista Ângelo José Martins mais conhecido por Zito nos meandros musicais, directamente da cidade de Quelimane, província da Zambézia.
A actividade terá lugar no espaço aberto do X-Hub e é destinada a artistas de todas as expressões, particularmente músicos. A ideia deste encontro é partilhar as técnicas essenciais para criar sons de percussão a partir do rítmo Nhambalo.
"O Zito é um ícone da música tradicional, fiquei impressionado com o estilo, o vigor e a energia com que ele toca como se fosse a última música. Precisamos beber do Zito isso tudo e enriquecer a nossa música. Esta colaboração com o Zito é uma forma de respeitar a tradição e perpetuá-la. Eu não estou em Quelimane, mas Quelimane está em mim para sempre", diz Stewart Sukuma.
Nhambalo é uma dança tradicional, praticada na província da Zambézia, que é apresentada nas mais diversas ocasiões com o objectivo de espantar a tristeza e fazer reinar a alegria entre o povo.
Inicialmente praticada pelos povos da Zambézia, nos distritos de Quelimane, Namacurra e Nicoadala, a manifestação desta dança tem se alastrado um pouco por outros pontos da província.
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.