O Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou a todos os cidadãos recenseados a acorrerem aos locais para exercerem o seu direito de voto.
Filipe Nyusi fez esse convite esta quarta, após votar, junto da esposa, Isaura Nyusi, no posto instalado na Escola Secundária Josina Machel, na Cidade de Maputo,
“Eu e a minha esposa já exercemos o nosso dever cívico, democrático e de cidadania. Fizemos a nossa opção. Convido a todos os que se recensearam para, imediatamente, afluírem para votar, para decidirem”.
O Chefe de Estado garantiu que as equipas dos órgãos eleitorais estão preparadas para o bom andamento deste processo nas 65 cidades e vilas com autarquias em todo o país.
No sentido de acautelar situações em que cidadãos, depois de votarem, permanecem nos postos de votação alegando fiscalizar o processo, o Presidente Nyusi exortou para o cumprimento da lei: votar e abandonar o local.
Com este apelo do estadista, pretende-se que este processo seja o espelho da cidadania, conforme o país tem sido um exemplo de civismo, até porque não são as primeiras eleições a decorrerem em Moçambique.
Sobre isso, comparou o processo em curso a um jogo, onde há resultados e todos os resultados são possíveis, sendo por isso preciso reconhecê-los quando surgirem.
“Este é um apelo para que obedeçamos às regras”.
Por fim, desejou boa sorte a todos os moçambicanos, “porque a vitória vai ser do povo”, e sublinhou que ser mais legitimada e respeitada, esta vitória tem que acontecer num ambiente pacífico e de tranquilidade. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.