No país, está em curso um estudo para apurar os reais factores que ditaram, nos últimos anos, a fraca produção de culturas oleaginosas nomeadamente o gergelim, o girassol e a soja.
O facto foi avançado esta terça-feira na cidade de Nampula no encontro regional de divulgação de novas regras e procedimentos para a produção, comercialização, transporte, armazenamento, importação e exportação das oleaginosas.
O Director dos Serviços Centrais de Fomento no Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique, Edson Almeida, na sua intervenção, defendeu a necessidade de aprimoramento de novos planos de produção destas culturas e melhor incentivo aos produtores para alavancar as suas actividades.
Já o Director do Serviço Provincial de Actividades Económicas em Nampula, Juma Cateria, disse que o encontro serve de estímulo aos vários intervenientes da cadeia de valor de oleaginosas.
O encontro de um dia, junta alguns directores dos serviços distritais de actividades económicas, representantes do sector de indústria e comercio, união nacional dos camponeses extensionistas e parceiros da região norte do país. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.