Um grupo de investidores chineses quer construir dois novos terminais no porto da beira, na província de Sofala, para aumentar a capacidade de manuseamento de mercadorias.
Os novos terminais poderão ser construídos nos cais onze e treze do porto da Beira, sendo que o projecto da sua execução já está na posse das autoridades moçambicanas.
Os investidores já estiveram em Sofala e constataram que a actual capacidade do porto do Beira está pressionada, devido ao fluxo de mercadorias que atravessa aquele infr-aestrutura.
A Rádio Moçambique apurou que o grupo dos investidores é responsável de empresas chinesas e multinacionais que lideram o mercado africano de construção de infra-estruturas.
Este domingo o Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, de visita à China, manteve um encontro com estes investidores onde ouviu do presidente do grupo, Xiang Guangda, um pedido para que se acelere na análise do projecto.
Adriano Maleiane deu garantias que a contra parte de Moçambique está a tratar dos últimos detalhes para que o aumento das capacidades do porto possa acontecer.
A visita do Primeiro-ministro à Republica Popular da China termina esta segunda feira . (RM )
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.