Malawi e China assinam acordo de 2 mil milhões de euros, para o estabelecimento de uma rede ferroviária que tornará o país um servidor económico entre o Porto de Nacala em Moçambique, à outras nações africanas.
Esta linha férrea, desempenhará um papel crucial na integração comercial regional, posicionando o Malawi como passagem de ligação à República Democrática do Congo e à Zâmbia.
Com uma previsão de duração de cinco anos, o projecto está dividido em três fases, sendo a primeira a renovação da rota ferroviária de Bangula em Nsanje à Nkaya em Balaka, a segunda será o troço Nkaya à Mchinji e a terceira e última fase estabelecerá uma ligação de Lilongwe à Mbeya, na Tanzânia.
O contrato, consiste em construir, operar e transferir, ou seja, o investidor irá construir a ferrovia com recursos próprios e operar durante 30 anos para recuperar os recursos e posteriormente transferir a propriedade para o governo malawiano.
O ministro dos Transportes e Obras Públicas do Malawi, Jacob Hara, explicou que, das cláusulas consta que, depois dos trinta anos, a China deverá cancelar toda a dívida contraída pelo país no âmbito deste projecto.
Com um co-financiamento da China e do Fundo Soberano de Riqueza dos Emirados Árabes Unidos, o projecto também abrange a construção de estações ferroviárias modernas, portos interiores, fornecimento de comboios modernos e o desenvolvimento dos sistemas de sinalização ferroviária, entre outros.
Para o director de serviços ferroviários do Malawi, Geoffrey Magwede, o projecto ajudará o país a economizar significativamente em custos de transporte de mercadorias de e para o mundo, através do Porto de Nacala, além de trazer oportunidades de emprego.
A 7 de Outubro deste ano, os presidentes de Moçambique Filipe Nyusi, do Malawi Lazarus Chakwera e da Zâmbia Hakainde Hichilema, assinaram em Nacala Porto, acordos de gestão do Corredor de Nacala, no quadro do projecto de comércio e conectividade da África Austral, na componente de coordenação regional, com o objectivo de fortalecer as operações e fomentar o desenvolvimento da região. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.