Malawi: Apelo para o levantamento incondicional das sanções impostas ao Zimbabwe

Publicado: 27/10/2023, 7:37
Categoria:

Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral acreditados no Malawi, apelam à comunidade internacional para o levantamento incondicional das sanções impostas ao Zimbabwe.

Numa declaração conjunta, Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Malawi, afirmam que os 23 anos de sanções impostas ao Zimbabwe, tiveram um impacto negativo no desenvolvimento económico daquele país e minaram o progresso na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A Alta Comissária da Tanzânia, Agnes Kayola, que apresentou a declaração conjunta em nome dos seis países da SADC acreditados no Malawi, deu a conhecer que os Estados-membros da SADC, são solidários com o governo e o povo do Zimbabwe, por isso apelam à remoção incondicional e imediata das sanções ilegais e outras medidas impostas àquele país.

De acordo com a declaração, o apelo visa abrir caminho à transformação sócio-económica e desenvolvimento económico do Zimbabwe, sem qualquer impedimento.

O repto, segue à decisão 24 da 39ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, aprovada em Dar-es-Salaam, na Tanzânia, em Agosto de 2019, que também está em consonância com a Resolução da União Africana, para apoiar o Zimbabwe à medida que este embarca na revitalização da sua economia.

O Zimbabwe está sob sanções económicas desde o ano 2000, em resultado das reformas agrárias que o país introduziu, que se transformaram num impasse bilateral com o governo britânico.

Após negociações fracassadas entre as duas partes, o governo britânico influenciou outros países ocidentais a impor sanções ao Zimbabwe.

Actualmente, o país não recebe quaisquer fundos de desenvolvimento do FMI e do Banco Mundial. 

O alto comissário-adjunto do Zimbabwe, no Malawi, Lovomore Matemera, disse ser necessário um maior envolvimento com os países que impuseram estas sanções, para reconsiderarem a sua decisão. ( RM Blantyre)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram