A medida, anunciada esta quinta-feira, visa impulsionar a livre circulação de pessoas e comércio no continente.
O anúncio foi feito pelo Presidente ruandês, na capital, Kigali, onde apresentou o potencial de África, como um destino turístico unificado para um continente onde o turismo ainda depende, em 60 por cento, dos turistas de fora de África.
Intervindo durante a vigésima terceira Reunião Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Paul Kagame disse que qualquer africano pode apanhar um avião para Ruanda, quando quiser e não pagará nada para entrar naquele país africano.
O Presidente ruandês considera os africanos detentores do futuro do turismo global, uma vez que a classe média continuará a crescer a um ritmo acelerado nas próximas décadas.
Consumada esta iniciativa, o Ruanda tornar-se-á no quarto país africano a remover as restrições de viagem para os africanos, depois da Gâmbia, o Benim e as Seicheles.
O Presidente do Quénia, William Ruto, também anunciou que, até 31 de Dezembro, todos os africanos poderão viajar para o país da África Oriental, sem visto.
Em 2016, a União Africana lançou um passaporte africano, considerando que o mesmo iria concorrer com o modelo da União Europeia, ao libertar o potencial do continente.
Outras notícias do estrangeiro indicam que o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, chega, esta tarde, a Israel para conversações com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Trata-se de um novo périplo pela região, neste momento considerada altamente instável devido ao conflito em Gaza, dez dias depois de ter realizado uma maratona pela região, visitando Israel, duas vezes, e vários países árabes.
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, seguirá de Israel para a Jordânia, cujas relações com Israel se deterioraram com a guerra na Faixa de Gaza.
O anúncio desta nova viagem ao Médio Oriente ocorre num momento em que dezenas de palestinianos foram mortos nos bombardeamentos do maior campo de refugiados da Faixa de Gaza. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.