O Presidente da República, Filipe Nyusi, pede o envolvimento de todos no aumento dos níveis de produção agrária.
O repto foi lançado esta sexta-feira, em Mapinhane, distrito de Vilankulo, província de Inhambane, na abertura da Campanha agrária 2023/2024.
Na ocasião, Filipe Nyusi, disse que pelo segundo ano consecutivo, Moçambique encontra-se fora da lista dos países com altos riscos de fome no mundo.
O aumento dos níveis de produção agrícola impulsionado pela implementação de várias estratégias concorreu para o alcance deste resultado.
Na campanha agrária 2022/2023 o país registou o incrementos dos níveis de produção que contribuiu em cerca de três ponto quatro porcento do Produto Interno Bruto.
No global, o volume de produção na safra passada foi de cerca de trezentos, oitenta e oito mil milhões de meticais.
O Presidente da República indicou que na campanha agrária 2022/2023 o fenómeno La Ninã, caracterizado por chuva excessiva, impactou negativamente na produção.
Porque este ano espera-se a ocorrência do fenómeno El Niño, o Presidente Filipe Nyusi apela aos produtores para estarem atentos e a acompanhar a evolução do mesmo.
Entretanto, o Presidente da República desafiou o sector privado a ser mais interventivo na produção agrária.
Disse que o país possui potencialidades agro-ecológicas que devem se aproveitadas para produzir e fazer negócio, uma acção que deve ser abraçada pelo empresariado.
O Chefe de Estado reiterou o compromisso do governo de continuar a desenvolver esforços para a manutenção da paz, principal factor para captar investimentos e desenvolver o país.
A Campanha agrária 2023/2024, lançada esta sexta-feira pelo Presidente da República, que tem como lema: Agricultura Sustentável, Transformando Vidas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.