Retoma a circulação de comboios comerciais, ligando Moçambique e Malawi, através do ramal ferroviário Vila-Nova-Da-Fronteira em Mutarara à Marka no Malawi.
A retoma resulta dos consensos alcançados entre os dois países.
Embora do lado malawiano, os trabalhos de reconstrução dos 72 quilómetros da ferrovia que liga a fronteira de Marka à Nsanje estejam atrasados, Malawi vai se benficiar do facto de, Moçambique ter já concluido as obras do ramal ferroviário até a fronteira com o Malawi.
Numa linha de 72 quiilómetros por reconstruir, Malawi tem apenas 15% das obras executadas, atrasando o seu sonho de reconectar o país ao porto da Beira, via férrea.
E porque os actuais desafios económicos impõem ao Malawi a transferir 50% da sua carga rodoviária para ferroviária, para aliviar o custo de vida da sua população, este país, está a construir um porto seco em Marka, local que já tem acesso a linha férrea.
Concluído o trabalho, os comboios de carga poderão começar a circular da Beira à Marka no Malawi, onde depois de descarregamento, a mercadoria será transportada por camiões para a cidade comercial de Blantyre.
Os camiões de carga, percorrerão cerca de 250 quilómetros de Marka até à cidade comercial de Blantyre, encurtando assim a distância de 900 quilómetros, que é percorrida via rodoviária, Tete-Chimoio até à cidade da Beira.
Até 15 de Dezembro deste ano será conhecida a data da retoma dos comboios comerciais reconectando o Porto da Beira à Malawi, por linha férrea, assegurou o administrador do pelouro Centro e Informática dos Caminhos de Ferro de Moçambique, Anísio Bainha.
Para o ministro dos transportes e comunicações de Moçambique, Mateus Magala, este é um marco histórico na relação bilateral entre Moçambique e Malawi, pois abre uma nova etapa de trocas comerciais entre os dois países.
Moçambique investiu 30 milhões de dólares, para a construção do ramal Dona Ana-Vila Nova de Fronteira que dá acesso ao Malawi. (RM /Blantyre)
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