Cerca de quatro biliões de reais sauditas, o equivalente a um bilião de dólares norte americanos, foram desembolsados a cinquenta e seis países africanos, por iniciativa do Rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, para o desenvolvimento deste continente nos próximos dez anos.
O anúncio do desembolso deste valor, consta da declaração de Rihad, assinado esta sexta-feira, no âmbito da cooperação saudita africana.
No tocante a assuntos políticos, de segurança, militares e de combate ao terrorismo, os líderes africanos reiteraram a necessidade de respeito pela soberania dos países, e não interferência nos assuntos internos.
A mesma declaração, tornada pública este Sábado os chefes de estado e de governo concordaram em intensificar a cooperação com a Arábia Saudita, no domínio da segurança marítima por ser um dos factores de estabilidade.
Por outro lado elogiaram o apoio deste Reino, a adesão da Uniao Africana, como membro não permanente do G20.
Na vertente económica, de desenvolvimento comercial e investimentos, agradeceram o facto da Arábia Saudita, ter contribuído, nos últimos cinquenta anos, com um investimento de quarenta e cinco biliões de dólares, para programas de desenvolvimento, em quarenta e seis países africanos.
Moçambique pretende reforçar a cooperação com a Arábia Saudita em quatro áreas, militar, infra estruturas, agricultura e assistência social.
Na primeira cimeira Arábia Saudita Africa, Moçambique foi representado ao mais alto nível, pelo presidente da república, que discursou na tarde desta sexta-feira, numa abordagem virada a necessidade do reforço da cooperação com aquele país asiático. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.