O Presidente da República afirma que com a entrada em funcionamento, esta segunda-feira, do Hotel de cinco estrelas, o Jasmine Bay, na vila de Metangula, no distrito do Lago, abre-se espaço para o desenvolvimento turístico da província do Niassa.
Falando na inauguração deste empreendimento de capitais privados moçambicanos, Filipe Nhussi disse que este Hotel vai dinamizar a economia da província do Niassa e do país através de atracção de turistas internacionais que vao explorar as belezas do Lago Niassa, fazendo ligação com a reserva especial do Niassa, no distrito de Mecula.
O chefe de estado disse que este empreendimento vai criar uma nova dinâmica nos sectores diversos como a pesca, a agricultura, transportes e outros, criando mais postos de emprego.
Nesta senda, está a ser concretizado o programa do governo que colocou a província do Niassa na lista dos cinco destinos turísticos que incluem Maputo, reserva da Gorongosa e Vilankulo.
A narrativa de que o lado de Moçambique nas margens do Lago Niassa estava a ser menos explorado no sector do turismo já esta ultrapassada, de acordo com o presidente da República, Filipe Nyusi.
Ainda esta segunda-feira, o Presidente da República Filipe Nyusi disse que a implantação da fábrica de extracção e processamento da grafite no distrito de Nipepe vai contribuir para a empregabilidade dos jovens nesta região do Niassa.
O chefe do Estado fez este pronunciamento esta segunda-feira na interacção com a população de Nipepe a margem da inauguração do Tribunal judicial distrital desta região do Niassa.
Neste momento, o empreendimento emprega quatrocentos e oitenta trabalhadores, numero que poderá atingir até a fasquia de mil no período de pico, com três turnos de trabalho.
Com a entrada em funcionamento da fábrica de exploração e processamento deste minério no primeiro semestre do próximo ano, o distrito de Nipepe, no Niassa, vai passar a produzir cem mil toneladas de grafite ano.
Esta quantidade de mineiro será explorada numa área de dois mil hectares convencionados para cinquenta anos.
Neste momento estão na fase conclusiva a primeira das duas linha de exploração e processamento do minério. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.