As autoridades governamentais em Nampula apelam aos pescadores da província e outros intervenientes para observarem, rigorosamente, os princípios de sustentabilidade da actividade pesqueira para salvaguardar este recurso para as gerações vindouras.
É uma exortação lançada esta terça-feira no distrito de Angoche, pelo Director Provincial da Agricultura e Pescas, Ernesto Pacule, em representação do Governador de Nampula nas cerimónias do Dia Mundial da Pesca.
Segundo Ernesto Pacule, os pescadores têm a noção de que as espécies pesqueiras precisam de se reproduzirem, dai que são chamados para uma exploração racional para se evitar a sua extinção e de ecossistemas marinhos.
Para isso, Pacule chama atenção para a obrigatoriedade de observância dos períodos de defeso e veda da actividade pesqueira, como uma medida do governo para salvaguardar as diferentes espécies marinhas.
A província de Nampula conta com dez distritos costeiros e uma linha costeira de cerca de quatrocentos e setenta quilómetros desde Memba a Moma.
Possui mais de oitenta mil pescadores artesanais, perto de onze mil artes de pescas e mais de nove mil e trezentas embarcações, entre artesanais a motor.
Este ano, a província de Nampula prevê capturar cerca de mais de sessenta e uma mil e cento e trinta toneladas de pescado, contra quarenta mil, quatrocentas e trinta e nove mil toneladas de 2022.
O 21 de Novembro, Dia Mundial da Pesca assinala-se este ano, sob o lema, Pesca e aquacultura como vector de desenvolvimento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.