A CATALOGUS organiza, esta quinta-feira, a segunda edição do Anonimus - Manifesto Literário, reunindo artistas de diferentes mundos criativos para viajar pelo tema “Tensões do Mundo”.
A actriz e encenadora Angelina Chavango, o escritor Hélder Faife, a roteirista e escritora Lorna Zita, a artista visual Maria Chale, o poeta Óscar Fanheiro e o arquitecto e escritor Ruben Morgado, são os protagonistas deste Anonimus.
Num programa que se quer uma experiência de convívio e uma relação vibrante com a cultura de leitura, será exibida a peça de dança de Edna Jaime através de um filme realizado por Ivan Barros, intitulado “Um Segundo”, uma outra forma de reflectir as tensões à partir da experiência do corpo asfixiado, o confinamento e o isolamento social que o mundo se viu forçado com a Covid-19.
E porque Anonimus é sobre livros, apesar de centrar a acção fora deles, os momentos de leitura serão protagonizados pela locutora Matilde Uelissene, numa selecção de textos de Nelson Saúde, Eduardo White, Mbate Pedro e Francisco Guita Jr.
A visão dos curadores Eduardo Quive e Mélio Tinga, está assente nestes tempos em que a realidade e o que realmente importa “parece se diluir nos imediatismos e modismos”. Referem na sua justificação ao tema “Tensões do Mundo” que, recorrer à imaginação e à criatividade artísticas, pode ser uma forma de “vermos o mundo como ele é: há uma guerra na Europa, há ondas de calor de que esta geração não tem memória, o clima está cada vez imprevisível, as desigualdades sociais aumentam à vista de todos, a insegurança, problemas com a saúde sobretudo mental crescem, a educação de qualidade é uma promessa vazia”.
“A vida não espera. Este é o nosso tempo. A indiferença e a ausência de uma reflexão são um perigo nestes tempos de intensa circulação de informação, sem que os factos relevantes tenham a atenção das pessoas”, dizem os curadores.
A primeira edição do Anonimus foi em 2022, no mesmo espaço, e apresentou-se na com a diversidade de convidados que já é a marca da iniciativa. Juntar autores de diferentes tipos de livros para celebrar a cultura de ler e viajar através da escrita.
Nesta edição, a abordagem foi diferente, juntar artistas de diferentes áreas para mostrar que a leitura é transversal e acontece de várias formas, seja assistindo a uma peça de teatro, dança, um filme ou, apreciando as formas de um edifício e os traços e representações simbólicas de fotografia ou pintura.
A CATALOGUS, criada em 2021 é uma plataforma de promoção de autores moçambicanos e de desenvolvimento de projectos literários, através de uma base de dados pública, com informação sobre autores, projectos editoriais e de literacia, formação, organização de eventos literários. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.