O Presidente da República diz que Moçambique possui uma abundância de recursos naturais e biodiversidade que são vitais para o desenvolvimento económico do país.
Filipe Nyusi disse que estudos recentes, levados a cabo pelo Ministério da Terra e Ambiente e parceiros indicam que o país é rico em flora com seis mil espécies de plantas vente e dois por cento das quais são endémicas.
“ Temos 5 regiões fito-geográficas, temos um potencial considerável de produção de diversidade agrícola, pecuária, espalhadas por dez zonas agro- ecológicas. É importante o reforço de algumas acções, como por exemplo, a organização das comunidades e associações, a realização de capacitações, implementação de projectos comunitários para o aumento da capacidade de geração de renda das famílias, sem recorrer exclusivamente a exploração directa dos recursos naturais”, disse.
O Presidente da República falava, esta sexta-feira em Chimoio, província de Manica, durante a Aula de Sapiência no Congresso Internacional da Universidade de Púnguè (UniPúnguè) subordinada ao tema “Mudanças Climáticas e Desafios da Conservação da Biodiversidade”.
Filipe Nyusi reiterou que as mudanças climáticas estão a ser aceleradas pela acção humana, que inclui a destruição de florestas, queima de combustíveis fósseis, entre outros.
O Orador explicou que o aumento da temperatura causa as mudanças climáticas, o que provoca eventos extremos como ciclones, inundações e seca, gerando a insegurança alimentar, escassez de água e intrusão salina em solos de produção agrícola em muitas partes do país.
Apontou ainda como consequência das mudanças climáticas, o surgimento de desertos, doenças tropicais, perda de infra-estruturas económicas e biodiversidade, entre outros danos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.