Onze pessoas morreram na segunda-feira numa mina de platina a cerca de 150 quilómetros da cidade sul-africana de Joanesburgo, quando um elevador com trabalhadores caiu, informou hoje a empresa proprietária.
"Oitenta e seis funcionários encontravam-se no elevador, 11 morreram e todos os outros foram transferidos para hospitais", disse um porta-voz da Impala Platinum à agência de notícias France-Presse (AFP), acrescentando que há feridos graves.
Nesta mina de mil metros de profundidade, a noroeste de Joanesburgo, o elevador transportava mineiros desde a base e ia parando na subida para "recolher os mineiros no final do turno", pouco antes das 17:00 de segunda-feira (15:00 em Lisboa), disse à AFP o porta-voz da empresa, Johan Theron.
Na terceira paragem, "começou subitamente a descer", acrescentou o responsável, explicando que o sistema era automatizado.
Um operador "aplicou então os protocolos de emergência", mas o elevador continuou a descer e só parou no fundo, quando o contrapeso subiu à superfície e provocou "uma paragem súbita".
"Alguns [funcionários] morreram, outros ficaram gravemente feridos, outros escaparam com arranhões", continuou o porta-voz, acrescentando que muitos dos feridos apresentam fraturas nos tornozelos e nas pernas. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.