Decorreu, esta quarta-feira, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, o Seminário de Reflexão sobre o papel do Sector Produtivo na Educação Profissional e Formalização dos Comités Técnicos Sectoriais e Painéis de validação, num evento organizado pela Autoridade Nacional de Educação Profissional - ANEP em parceria com a CTA.
O encontro, dirigido pelo Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Oreste Gondola, visava essencialmente reforçar o envolvimento do sector produtivo na definição de estratégias de participação e no desenho das qualificações em conformidade com a demanda do mercado do trabalho, na implementação do modelo de gestão e garantia de qualidade da Educação Profissional em Moçambique.
"Pretende-se com este fórum assegurar o entendimento comum entre o Sector Produtivo e a Educação Profissional para juntos alcançarmos a qualidade na formação do ETP, sendo que o alcance dos principais beneficiados do subsistema de Educação Profissional reside em torno dos formandos, empregadores e as instituições provedoras."–Referiu Mety Gondola.
Por seu turno, o representante do Presidente do CTA, referiu que o saber fazer tem a capacidade de impulsionar o mercado de emprego e do auto – emprego, sendo que, este requisito em particular, deve estar associado à certificação dos Formandos, para que com os seus certificados sejam capazes de concorrer para o emprego no seu âmbito de Formação.
“Defendemos o critério em adequar as nossas ofertas formativas às exigências reais do mercado internacional do emprego, visando aprimorar os mecanismos condicentes a garantia de um alinhamento interinstitucional entre os centros de formação e o sector produtivo, e as diferentes empresas do sector privado’’ - referiu o Presidente do CTA.
Durante o seminário, houve um debate dirigido pelo Director Geral da ANEP, Boaventura Simão Nuvunga, em reflexão a participação do sector produtivo na Educação Profissional e sobre o melhoramento na interacção das mesmas de modo a, em conjunto, trazer uma dinâmica na qualidade da formação.
O evento culminou com a formalização dos comités técnicos sectoriais e Painéis de validação, seguido da entrega de cartões de Membro dos Comités Técnicos sectorial, presidida pelo Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional.
O encontro contou com a participação dos membros do Conselho Consultivo, ANEP, CTA, representante do Banco Mundial, Cooperação Espanhola, empresários e formadores dos ETP’s. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.