O Presidente da República participa, hoje, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, na sessão de abertura da Cimeira Mundial sobre a Acção Climática.
A Cimeira junta os Chefes de Estado e de Governo das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas-COP28.
O Chefe do Estado moçambicano vai fazer a sua intervenção na Cimeira esta sexta-feira e presidir, no Pavilhão de Moçambique, o evento paralelo de Sindai a Paris, progressos e limitações na implementação da redução de riscos de desastres e adaptação às mudanças climáticas em Moçambique.
Na cimeira, Moçambique vai defender a necessidade de se aumentar, urgentemente, a implementação das acções de adaptação climática.
O país vai, igualmente, reiterar a necessidade de mobilização de financiamento para a implementação dos planos nacionais de adaptação e acções de resiliência climática.
A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, disse que Moçambique vai promover a imagem do país, como uma fonte de energias renováveis, que pauta pela transição energética justa, no âmbito da cooperação com as Nações Unidas e com outros países.
Moçambique espera, na vigésima conferência das partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP28, a renovação dos compromissos para a implementação do acordo de Paris, tendo em conta a importância das questões climáticas e ambientais, no actual ciclo de governação. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.