O Presidente da República, Filipe Nyusi, discursa esta segunda-feira, em Harare, no Zimbabwe, na vigésima segunda conferência internacional sobre Sida em África.
Trata-se de um discurso no qual, o Presidente da República Filipe Nyusi, vai partilhar com outros líderes africanos, e organizações da sociedade Civil, experiências do pais no combate ao HIV/SIDA.
O objectivo é juntar sinergias para se reverter o actual cenário que mostra tendências elevadas dos níveis de contaminações pelo HIV/SIDA em África, através da adopção de estratégias, e intervenções destinadas a abordar, prevenir e eliminar a transmissão vertical e infecções infantis evitáveis em todo o continente Africano.
Dados disponíveis indicam que África continua a ser o continente mais afectado pela epidemia de HIV, sendo responsável por mais de 60% das novas infecções a nível mundial.
Em Moçambique, pelo menos 48 mil pessoas morrem anualmente vítimas do HIV/Sida e outras 97 mil são infectadas.
Ainda em Moçambique cerca de dois milhões de pessoas com a Sida estão em tratamento anti-retroviral, uma doença que atinge maioritariamente mulheres entre 15 e 29 anos.
São estes dados que se pretende reverter com a realização, a partir desta segunda-feira, em Harare, da 22ª edição da Conferência Internacional sobre SIDA e Infecções Sexualmente Transmissíveis em África, ICASA 2023.
A ICASA é uma das maiores conferências sobre o HIV em África, realizada de dois em dois anos, reunindo numerosos parceiros, activistas e comunidades dedicadas a acabar com a SIDA e a mostrar a natureza diversificada da epidemia na região africana.
O encontro que terá a duração de seis dias, vai contar também com a presença dos representantes do programa das nações unidas sobre o HIV-SIDA.
Trinta e dois graus centígrados e o tempo que caracteriza neste momento a cidade Capital do Zimbabwe Harare, palco da 22ª edição da Conferência Internacional sobre SIDA e Infecções Sexualmente Transmissíveis em África. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.