O Vice-Ministro da Saúde, Ilesh Jani, dirigiu, recentemente, a cerimónia de encerramento da Reunião do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Saúde (INS) que decorreu de 06 a 08 de Dezembro, no Distrito de Matutuine, Província de Maputo.
Falando durante o encerramento do encontro, o Vice-Ministro da Saúde sublinhou que a situação epidemiológica actual do nosso país é marcada pelo fardo triplo da doença, caracterizado pela manutenção do peso elevado de doenças infecciosas e incremento das doenças crónicas não transmissíveis, bem como do trauma.
De acordo com o governante, as perspectivas para as próximas décadas apontam para uma situação de saúde mais complexa no País, exigindo, por isso, um papel cada vez mais interventivo do INS nas suas várias áreas de actuação, nomeadamente: Intensificação da geração de evidência científica multidisciplinar para informar as políticas e práticas do sector de saúde; Identificação e avaliação de soluções científicas e tecnológicas para os principais desafios de saúde do País; Expansão e diversificação da capacidade nacional de diagnóstico especializado de surtos e epidemias, através da consolidação da rede de laboratórios de saúde pública em todo o País; Intensificação das acções de comunicação científica em saúde; Formação dos profissionais de saúde em áreas de competência do INS, incluindo os níveis de pós-graduação; e Inovação e desenvolvimento tecnológico de produtos biomédicos e outras soluções para saúde.
Por outro lado, o governante frisou a necessidades do INS fazer investimentos redobrados de fortalecimento institucional, com destaque para o desenvolvimento e retenção de capital humano; modernização de infra-estruturas e tecnologias; consolidação das estruturas provinciais da instituição; promoção de parcerias estruturantes com instituições nacionais e internacionais; e promoção da qualidade em todas as acções institucionais.
Por seu turno, o Director-Geral do INS, Eduardo Samo Gudo, destacou que o Conselho Consultivo é um momento importante de reflexão sobre a instituição, incluindo a avaliação do desempenho, bem como para perspectivar o futuro.
O Conselho Consultivo do INS contou com a presença de 40 participantes, entre eles a Directora Geral-Adjunta do INS, directores nacionais, delegados provinciais, chefes de departamentos e coordenadores de programas científicos da instituição.
Na reunião foram debatidas importantes matérias relativas ao fortalecimento institucional e ao papel do INS na resposta aos desafios de saúde pública e segurança sanitária no nosso País. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.