O governo moçambicano procura mecanismos para o reforço do abastecimento de água às populações através do desenvolvimento de novos projectos.
Neste sentido o governo quer implementar um programa de gestão de águas subterrâneas com o apoio da SADC.
Numa fase piloto, o programa esta a ser implementado no posto administrativo da Bela vista, em Matutuine, provincia de Maputo.
O projecto está a ser implementado através de um programa financiado pelo Instituto de gestão de águas subterrâneas da SADC.
O Director Nacional de Abastecimento de Agua e Saneamento do Meio, Nilton Trindade, falava a propósito do arranque, esta sexta-feira, da trigésima nona Reunião dos Ministros da SADC que superintedem as áreas de água e energia.
Além deste, dois grandes projectos transfronteiriços ligados ao sector da água estão em curso na zona sul do país, como forma de suprir o défice de abastecimento do líquido.
Trata-se de projectos ligados a partilha da água entre Moçambique e alguns países fronteiriços com destaque para o Reino de E-Swatini e Africa do Sul na zona sul.
Actualmente parte da água consumida no grande Maputo é resultado de um memorando assinado entre o governo de Moçambique e o Reino de E-Swatini no que tange a partilha do rio úmbeluzi.
Além deste memorando, foram assinados outros instrumentos para a partilha de rios com alguns países da região para o suprir o défice de abastecimento de água no país.
Director Nacional de Abastecimento de Agua e Saneamento do Meio, Nilton Trindade, falando de alguns pontos a serem debatidos amanhã na reunião virtual dos Ministros da SADC que superintedem as areas de água e energia.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.