No distrito de Chicualacula, a estiagem severa associada a destruição de campos agrícolas por animais bravios, está a agravar a fome naquela região, ao norte de Gaza.
Na sequência destes dois eventos associados, mais de três mil famílias, o correspondente a dezoito mil pessoas, estão seriamente afectadas pela fome.
A administradora do distrito de Chicualacuala, explica que na safra passada, a produção fracassou e os resultados da presente campanha agrária podem não ser os desejados, com as temperaturas a atingirem quarenta graus celsius, agravado pela movimentação dos animais de grande porte, idos dos Parques Nacional do Limpopo, Kruger Park na África do Sul e Gonerozou em Zimbabwe.
Cacilda Banze acrescenta que o governo está a sensibilizar os criadores a venderem parte dos seus animais para suprir a crise alimentar, ao mesmo tempo que o INGD alocou mais sete toneladas de arroz a serem distribuídas aos grupos vulneráveis, entre idosos e crianças. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.