Cerca de cinco mil casas estão sem energia na cidade de Maputo, devido a uma avaria que afecta 10 postos de transformação, avançou a empresa Electricidade de Moçambique, em comunicado.
Aavaria afecta Costa do Sol e Triunfo, área costeira da capital moçambicana, e parte do Bairro Ferroviário, nos subúrbios de Maputo, referiu a nota da EDM.
"A EDM lamenta os transtornos que esta situação está a causar aos clientes afectados e ao público em geral (...) Contudo, Equipas Técnicas da EDM encontram-se no terreno de modo a restabelecer o fornecimento normal de energia eléctrica às zonas afectadas, o mais breve possível", acrescentou a EDM, pedindo que sejam observadas medidas de segurança nos bairros afectados, tendo em conta a chuva que se faz sentir na capital.
Sem avançar as causas desta avaria, a empresa pública moçambicana tem apontado o roubo de energia e a vandalização de infra-estruturas eléctricas como um dos "maiores desafios" da empresa, alertando que a situação ameaça o alcance da meta de acesso universal à energia a todos os moçambicanos até 2030.
Em 2022, a EDM perdeu cerca de 41 milhões de meticais, em resultado de 265 casos de vandalização de infra-estruturas eléctricas, registados no país, de acordo com dados da empresa divulgados este mês.
Somados os prejuízos do roubo de energia e vandalização de infra-estruturas eléctricas registados nos últimos quatro anos, a instituição "perdeu a oportunidade de fornecer energia" a mais de 500 mil novos clientes, referiu a EDM na altura. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.