Cerca de 7,5 milhões de cidadãos costa-marfinenses vão, este sábado, às urnas para eleger o novo Presidente da República, em substituição Alassane Ouatarra.
As eleições que se avizinham são marcadas por sentimentos de receio entre a população que teme o regresso da violência nas ruas, uma vez que a oposição do país já declarou boicote ao processo porque exige que o Presidente cessante não se recandidate.
Desde o passado mês de Agosto, altura em que o actual chefe de Estado, Alassane Ouattara, anunciou a sua recandidatura, vários incidentes e confrontos causaram já cerca de 30 mortos, reforçando os receios de um aumento de violência étnica, dez anos após a crise pós-eleitoral de 2010 que resultou na morte de três mil pessoas.
Há cerca de uma semana que estão destacados 35 mil elementos das forças de segurança para assegurar as operações das eleições presidenciais de 31 de Outubro e cerca de 40 observadores da União Africana estão já no país. ( RM/Angop)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.