O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na província de Manica, abortou no passado dia trinta e um Dezembro, no distrito de Sussundenga, uma suposta tentativa de venda de um menor de catorze anos, por cento e vinte cinco mil meticais
O crime seria consumado no posto administrativo de Sussundenga Sede, no povoado De Dimba Utore, onde há um cidadão detido em conexão com o caso, por sinal, tio do menor que seria traficado.
O porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal, em Manica, Paulo Candeeiro, disse que o indiciado pretendia vender o menor para depois traficá-lo para a África do sul, onde iria fazer trabalhos domésticos.
Candeeiro referiu que o SERNIC lançou as suas linhas operativas, com vista a neutralização dos outros integrantes da quadrilha, que quando se aperceberam da presença das autoridades de investigação, colocaram-se em fuga.
“O tio quando chega para entregar o menor, apercebeu-se que havia um movimento estranho e colocou-se em fuga e nesse acto de entrega, o SERNIC conseguiu recuperar o menor e estes os outros, que estavam já com as motas, colocaram-se em fuga e do trabalho feito, foi possível recuperar o tio que teria levado o menor porque quando os mesmos estavam em fuga, deixaram cair os seus objectos, refiro-me do telemóvel “, disse.
O menor, diz que o tio o transportou de motorizada para uma mata, onde havia uma viatura à espera e que quando tentaram arrastá-lo para o meio de transporte, conseguiu fugir e pedir socorro às pessoas mais próximas.
Entretanto, o indiciado nega as acusações e diz que da última vez que viu o menor foi quando se fez ao seu estabelecimento comercial para a compra de combustível. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.