Cerca de quinhentas mil pessoas poderão ser imunizadas contra a cólera, nos distritos de Chiúre e Montepuez, em Cabo Delgado, cuja campanha de vacinação arrancou esta segunda-feira.
O Secretário de Estado na província, António Supeia, que orientou o acto, pediu aos jovens a se distanciarem da onda de desinformação sobre cólera, que está já a criar tumultos e provoca mortes e destruição de infra-estruturas, nas comunidades desta província.
Ao nível do distrito de Montepuez, a campanha foi lançada na aldeia de Nakuka, no posto administrativo de Mirate, onde há dias, houve tumultos que culminaram com a destruição de casas de líderes comunitários.
“Não basta imunizar-se contra a cólera”, explicou o secretário de Estado na Província de Cabo Delgado, a vacina deve ser acompanhada de prática de medidas de higiene individual e colectiva.
O director geral do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo Gudo, que testemunhou o lançamento da campanha de vacinação contra a cólera, mostrou-se preocupado com a desinformação sobre a doença, que está já tomar contornos preocupantes, em Cabo Delgado.
A campanha de vacinação contra a cólera, que decorrerá de oito a doze de Janeiro em curso, nos distritos de Montepuez e Chiúre, vai abranger pouco mais de quatrocentas e setenta mil pessoas. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.