O Presidente da República, Filipe Nyusi, reuniu-se esta terça-feira, a porta fechada, com o Primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
No encontro, os dois dirigentes passaram em revista a cooperação existente entre os dois países, no domínio político, diplomático, económico e empresarial.
O Presidente Nyusi e o Primeiro-ministro indiano acordaram em aumentar a carteira de investimentos indianos em Moçambique, sobretudo no sector agrário e energético.
O Vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse que a Índia e Moçambique fazem um balanço positivo das relações político-económicas existentes entre os dois países.
A visita do Chefe do Estado moçambicano àquele país do sul asiático enquadra-se no contexto do fortalecimento e aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os dois países e promoção de oportunidades de investimento em Moçambique.
Durante a visita, o Presidente Nyusi irá participar na 10ª Edição da Cimeira Global de Gujarat, bem como manter conversações oficiais com o Primeiro-Ministro indiano, onde irão passar em revista o estágio da cooperação bilateral.
A 10ª Edição da Cimeira Global de Gujarat apresenta-se como um dos mais renomados fóruns globais para negócio e rede de contactos, partilha de conhecimentos e parcerias estratégicas para o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável dos países.
Consta, igualmente, da agenda do estadista moçambicano, a participação no Fórum de Negócios sobre Oportunidades de Investimento em Moçambique, assim como o encontro com a comunidade moçambicana em Gujarat.
Nesta visita, o Presidente da República faz-se acompanhar pela Primeira-Dama, Isaura Ferrão Nyusi; ministros da Indústria e Comércio, Silvino Moreno e dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias; vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.